9 ferramentas gratuitas que deixam o Windows muito melhor

Alguns recursos do Windows deixam a desejar. Veja como substituí-los por utilitários muito mais versáteis

O Windows está recheado de recursos, muitos deles excelentes, outros decepcionantes. Felizmente há alternativas gratuitas a muitos destes que são mais poderosas, mais eficientes e levam apenas alguns minutos para ser instaladas. Continue lendo, e lhe mostraremos 9 recursos do Windows que podem melhorar, e os programas gratuitos que você pode usar para substituí-los.

Busca

O sistema de busca do Windows 8 é rápido e bem integrado à Tela Iniciar. Ainda assim, não é perfeito: ele não consegue encontrar arquivos que não sejam executáveis ou documentos, por exemplo. Se você quer vasculhar cada arquivo em seu sistema, tem de usar a dolorosamente lenta ferramenta de busca do Explorador de Arquivos. Ou então usar o Everything.

 

 

Everything

O Everything é um utilitário de busca indexada que permite buscar por praticamente qualquer arquivo em seu sistema, quase que instantâneamente. Basta digitar o nome de um arquivo e antes mesmo de terminar você provavelmente irá ver o que procura. Sim, é rápido assim. Fixe-o à barra de tarefas no desktop para tê-lo sempre à mão.

Cópia de arquivos

É irônico que uma das coisas mais simples que você pode fazer no Windows seja também uma das mais frustrantes. Copiar e transferir arquivos ficou melhor em versões recentes do Windows, mas as operações ainda podem levar um longo tempo, e erros de cópia são uma ótima forma de arruinar a tarde de alguém (especialmente se a tarde consistir em transferir e organizar uma grande quantidade de arquivos de um lugar ao outro).

 

TeraCopy

 

Especialmente no Windows 7 ou versões anteriores do sistema, você deve instalar imediatamente o TeraCopy, um utilitário gratuito que acelera a cópia de arquivos e te protege de erros: ele simplesmente “pula” um arquivo com erro, em vez de abortar a transferência completa ou parar o processo enquanto tenta novamente.

Ele também permite pausar e continuar cópias a qualquer momento e, melhor ainda, se integra diretamente ao Explorador de Arquivos. Ou seja, depois de instalado você pode continuar arrastando e soltando arquivos como antes, e o TeraCopy faz o resto.

Screenshots

No Windows você pode capturar uma imagem da tela (screenshot) usando o atalho Alt+PrintScreen, mas se você faz isso com frequência, precisa de um utilitário dedicado.

 

Greenshot

 

Há mais opções nessa categoria do que você imagina, mas recomendamos oGreenshot. Ele permite atribuir teclas de atalho a vários comandos (capturar a tela inteira, só uma janela ou só uma região da tela), e especificar o que irá acontecer com os screenshots. É possível abrir uma janela para que você indique onde serão salvos, retocá-los em um editor de imagens básico ou salvá-los automaticamente no HD usando o local e nome de sua escolha.

Gerenciador de Processos

O gerenciador de processos do Windows, que surge quando você tela Ctrl+Shift+Esc ou clica na aba Processos no Gerenciador de Tarefas, mostra quais programas e processos estão rodando e quantos recursos de sistema eles estão consumindo. No geral o gerenciador de processos padrão funciona bem, e foi substancialmente aprimorado no Windows 8, mas às vezes você pode precisar de “algo mais”.

 

Process Explorer

 

Para esses casos há o Process Explorer, uma ferramenta avançada oferecida pela própria Microsoft para vasculhar a fundo os processos ativos. Eles são agrupados em uma conveniente estrutura em árvore, então é fácil ver, por exemplo, os 30 processos iniciados por seu navegador em um só lugar.

O Process Explorer também destaca os processos com cores diferentes, então mesmo de relance você pode ver quais pertencem aos seus programas e quais são processos do sistema. Ele também pode fazer buscas na internet para ajudá-lo a identificar processos misteriosos que estejam consumindo recursos do computador.

Bloco de Notas

Como um editor de texto puro, o Notepad é o tipo de programa que você imagina ser difícil de melhorar. Afinal, não é a simplicidade seu principal destaque? Se você quer mais recursos, porque não mudar para o Word ou Wordpad? Mas não é bem assim.

 

Notepad++

 

Notepad++ é um editor de texto puro que mantém a simplicidade do Notepad mas adiciona um punhado de novos recursos bastante úteis. Em particular uma interface personalizável que permite editar múltiplos arquivos de uma só vez e inclui até mesmo correção ortográfica. Alguns recursos são projetados especificamente para programadores, mas mesmo que você nunca os use, irá apreciar o programa.

Descompressão de arquivos

Às vezes você precisa lidar com arquivos comprimidos em um formato mais exótico que o bom e velho ZIP. O formato RAR, por exemplo, é o segundo mais comum e tem uma série de vantagens sobre o ZIP, mas sozinho o Windows não sabe lidar com ele. Para isso você precisará de um utilitário de compressão como o 7-Zip.

 

 

7-Zip

O 7-Zip é um utilitário gratuito que pode abrir arquivos .zip, .rar e em praticamente qualquer outro formato comprimido. Você não pode usá-lo para criar arquivos RAR (para isso terá de usar o WinRAR, que é pago), mas pode criar arquivos .zip e .7z, um formato próprio do 7-Zip que oferece a melhor taxa de compressão entre todos. Se você precisa lidar constantemente com arquivos comprimidos, o 7-Zip é praticamente uma necessidade.

Media Player

Com a imensa variedade de formatos e codecs, você nunca sabe de qual programa precisará para tocar aquele arquivo que baixou. A única coisa da qual você pode ter certeza é que o Windows Media Player provavelmente não dará conta do recado.

 

VLC

 

Para acabar com a adivinhação e ir direto ao que interessa, baixe o VLC. É um media player compacto que pode reproduzir praticamente qualquer formato de áudio e vídeo existente. Com ele você pode até mesmo reproduzir DVDs, um recurso que foi eliminado do Windows Media Player no Windows 8. Veja nosso artigo sobre o VLC para saber mais sobre seus recursos.

Edição de imagens

Abrir o Paint é como olhar para o passado: o utilitário é parte do Windows desde a versão 1.0, de 1985, e não mudou tanto assim desde então. Se você precisa editar imagens, por mais básicas que sejam suas necessidades, baixe um substituto já.

Para a maioria dos usuários o Paint.NET é uma excelente escolha. Tem todos os recursos que você espera de um editor de imagens moderno, como camadas, filtros e um histórico de operações, e tudo isso é integrado a uma interface agradável e organizada.

 

Paint.NET

 

Se você precisa de recursos mais avançados experimente o GIMP, que também é gratuito e incrivelmente poderoso, embora sua interface mais complexa o torne menos amigável que o Paint.NET.

Audio

O gravador de áudio integrado ao Windows é um raro feito de minimalismo por parte da Microsoft: tem 25 pixels de altura e só um botão. Você não precisa ser um engenheiro de áudio para notar que ele deixa muito a desejar.

 

Audacity

 

Se você precisa gravar e editar áudio, baixe o Audacity. Ele permite gravar múltiplos canais de uma só vez e então editar, cortar e mixar o resultado como você quiser. Não importa se você está gravando um podcast ou editando o áudio do recital de piano de seu filho, o Audacity é tudo o que você precisa, embora a interface possa parecer assustadora à primeira vista. Veja nosso guia para iniciantes para aprender o básico.