Custo zero

Programas gratuitos na internet ajudam internauta a melhorar seu dia-a-dia

 

André Machado – O Globo

RIO – Ainternet é cheia de alternativas gratuitas para nossa cota de tarefas e divertimentos cotidianos – algumas diretamente online, outras baixáveis. Há opções para todos os gostos – edição de fotografias, preparação de apresentações, cálculos para salvar as finanças do desastre, downloads de música e cinema, conversão e descompactação de arquivos ou simplesmente o passatempo de juntar palavras numa nuvem quase concretista feita de bits.

E há também os sites que misturam a possibilidade de armazenar arquivos e compartilhá-los com todo mundo (uma tendência que só faz crescer), ou debater todo tipo de conteúdo, de posts a podcasts. Tudo isso longe do seu bolso.

Procuramos deixar de lado nesta matéria os sites gratuitos já consagrados pelo uso e apontar outras opções. Mas é claro que Picasa, MySpace, YouTube – que vem ganhando cada vez mais interatividade -, Orkut e outros continuam firmes e fortes na constelação “free” da rede.

E nunca é demais lembrar que, para os que desejam tornar um PC completamente “free”, existe a opção do software livre, capitaneado pelo GNU/Linux. Pode dar mais trabalho que o Windows, mas vem se aperfeiçoando ano a ano. Naturalmente, no fim das contas é a internet quem vai reinar no país dos aplicativos e tornar todos eles seus súditos, uma vez que se resolvam as questões de segurança inerentes a isso. Enquanto tal era não chega, tratemos de economizar.

Um livro feito dentro de casa

BOOKLET CREATOR. Que tal criar e imprimir seu livro você mesmo? É o que este site permite. Você pode escolher um documento de texto de seu PC, criar um PDF dele e enviá-lo à página. Ela organiza o PDF num formato de livro. Depois, é só mandar imprimir, tomando antes o cuidado de ir a Propriedades/Páginas por folha/Impressão livreto. Também não se esqueça de marcar, em Imprimir nos Dois Lados, a opção Virar na Borda Horizontal, para que a impressora proceda corretamente.

www.bookletcreator.com

Armazenamento e comunidades

ESNIPS. Karaokê, fotografia, DJs, poesia, humor… Essas são algumas das comunidades presentes no Esnips, espécie de mistura de serviço de armazenamento (com até 5 gigabytes disponíveis) e troca de arquivos, com direito a uma ferramenta de busca embutida. É preciso baixar um programa para fazer os uploads.

www.esnips.com

Games! Games! Games!

INSTANT ACTION. Um bom site para jogar gratuitamente games online, com perfis de jogadores sofisticados, permitindo a conexão com outros de mesmos interesses, e títulos como Marble Blast, Rokkit Ball, Fallen Empire Legions e Think Tanks. Há screenshots, wallpapers, e por aí vai. Os resquisitos mínimos são um Pentium III de 1GHz, 512Mb de memória RAM, placa de vídeo GeForce FX 5200 ou ATI Radeon 9500, conexão via banda larga e Internet Explorer 7 ou FireFox 2.x.

www.instantaction.com

Edição é a maior diversão

PHOTOSHOP EXPRESS. Você gosta de editar fotos, mas acha que o Photoshop é muito difícil? Entre na versão online Express e se divirta a rodo. É possível puxar arquivos do computador e fazer miséria com eles – mudar ângulos, cores, transformar a imagem num desenho, fazê-la parecer uma fotografia do passado, trabalhar com preto e branco, e assim por diante. O melhor de tudo é poder criar um álbum e compartilhar com outros internautas. Dá para navegar por muitos álbuns interessantes dos usuários do serviço. A interface permite organizar suas fotografias de várias maneiras e é simples.

www.photoshop.com/express

Descompactação web

WOBZIP. Recebeu um arquivo compactado e está sem WinZip ou WinRar na máquina? Seus problemas acabaram. Este site foi criado para descomprimir arquivos diretamente de dentro da internet. Ele tem um scanner antivirótico (o Bitdefender) e os arquivos descompactados no servidor são acompanhados de um hash criptográfico. A descompressão nem sempre é rápida, mas funciona.

http://wobzip.org

Nuvens de palavras

WORDLE. Este site é para relaxar. Sabe aquelas nuvens de palavras que você encontra, muitas vezes, como coleções transadas de links num site? Nesta página é possível criar a sua nuvenzinha vocabular, usando todo tipo de idéias. Não precisa nem fazer login: é só colar um texto e deixar o Wordle trabalhar, mexendo depois em cores e layouts.

http://wordle.net

Torrente de arquivos

ABC TORRENT. Eis um software-cliente melhorado para a plataforma peer-to-peer de distribuição de arquivos BitTorrent. Consiste num sistema de filas de download, baseado no BitTornado, que é uma extensão do núcleo original escrito pelo criador do sistema, Bram Cohen.

pingpong-abc.sourceforge.net/

Para criar e compartilhar

ACROBAT.COM Em princípio, é para transformar documentos de texto em PDF (no máximo cinco), online e gratuitamente. Mas não faz só isso: permite compartilhar e editar os arquivos com messaging e comentários em tempo real, através da função Buzzword. Na verdade, você compartilha sua tela com pessoas em qualquer lugar do mundo (via Adobe ConnectNow). Também permite guardar os arquivos lá. O layout é semelhante ao do Photoshop Express e muito fácil de usar.

www.acrobat.com

Nunca falta assunto

DIGG. O compartilhamento, aqui, é mais de conteúdo que qualquer outra coisa. Os usuários submetem notícias, podcasts, vídeos etc e tudo é debatido incansavelmente pelos quatro cantos do planeta. É possível personalizar a visualização de sua página principal no site, escolhendo os assuntos que mais interessam e escondendo os outros. E é possível conectar-se com amigos e colegas.

http://digg.com

Irmãos, convertei-vos!

MEDIA-CONVERT. Existem várias opções de programinhas de conversão de arquivos para baixar. Mas este aqui faz tudo online: converte documentos, textos, arquivos compactados, vídeos, imagens, áudios, músicas e até ringtones.

http://media-convert.com/conversor/

Curto e rápido

NOT LONG.Imagine ter que digitar um endereço como http://www.senado.gov.br/sf/biblioteca/servicos /bibliografias_especializadas.as… Não seria melhor www.bibesp.notlong.com? Pois é o que este site faz: reduz links longos e chatos. Em segundos.

http://notlong.com/

Para sua proteção

ANTIVÍRUS. Os antivírus gratuitos são fundamentais para a segurança do computador de hoje. Embora não sejam tão completos quanto uma suíte de segurança paga, eles garantem uma proteção básica e têm a vantagem de ser mais leves do que os pacotes completos. O Avast é um dos mais usados, mas há outros, como o AVG. Aliás, estes dois – ambos de origem tcheca – se saíram bem numa pesquisa recente na Europa apontando vulnerabilidades em programas do gênero. No mais, é cuidar bem das atualizações do PC e vigiar o phishing.

www.avast.com/por/download-avast-home.html

Rápidas mexidas na foto

SNIPSHOT. Este é mais um editor de fotos online, com uma vantagem extra para quem usa Firefox: uma extensão para botar o programinha no menu do botão direito do mouse. Para quem programa, ele tem uma interface especial que permite acoplar o serviço a seu website pessoal.

http://snipshot.com/

Gerenciador de jogos

STEAM. Esse para os gamemaníacos de alta octanagem. Os jogos multiplayer, aqui, não são gratuitos, mas sim o programa-cliente que permite o acesso a eles e os atualiza automaticamente, dando também acesso a uma vasta comunidade de jogadores.

www.steampowered.com/v/index.php

Endereços sem confusão

UNYK. Nós vamos fazendo amigos pela internet adentro e, de repente, lá estão toneladas de cadernos de endereços isolados. O Unyk permite ao usuário criar um só perfil e organizar nele os endereços isolados (Yahoo!, MSN, Gmail, Outlook…).

www.unyk.com

Pegue a pipoca e relaxe

SHOW-LINKS. Não tem jeito: a televisão também está indo para dentro da internet. Se você tem banda larga, não gosta de perder tempo baixando vídeo e prefere ver tudo dentro da internet, aqui é possível achar séries e filmes (tudo sem legendas) gratuitamente. O melhor do site é o seguinte: ele oferece mais de um link para se assistir a um episódio de seriado, por exemplo. Como o vídeo online ainda pode oscilar com a banda, nem sempre um link está 100%, e assim é possível escolher outros até achar o melhor naquele momento.

http://show-links.tv/