O novo Firefox em 10 boas dicas

O novo Firefox em 10 boas dicas

Eduardo Almeida e Cinthya Ruys – O Globo Online

 

 

RIO – Duas semanas após o lançamento, o Firefox 3 confirmou o recorde de software mais baixado em 24 horas e já ultrapassou os 29 milhões de downloads. Como desde a primeira versão o grande destaque do navegador da Mozilla é a facilidade de customizá-lo com plug-ins criados pelos usuários, chegou a hora do GLOBO ONLINE, com a inestimável ajuda dos leitores do blog Login , dar a suas dicas de extensões. Entre as 50 opções de plugins que os leitores mandaram, escolhemos as 10 que achamos mais legais. Confira abaixo:

FOXMARKS – Quem aí já perdeu todos os favoritos depois que um HD queimou ou foi formatado? Pois essa extensão cria uma conta e armazena os seus bookmarks num servidor. Muito prático também para quem usa vários PCs: um no trabalho, outro em casa e o laptop, por exemplo. Se algum site for adicionado, basta sincronizar os dados com o servidor e baixar depois nas outras máquinas.

IE TAB – Simula uma janela do Internet Explorer no Firefox, para abrir sites que não funcionam bem na raposa.

FORECAST FOX – Um dos favoritos da equipe, dá a previsão do tempo para a sua cidade. Pode-se customizar para aparecer a previsão do dia, noite, com temperatura, etc. Útil para saber que roupa tirar do armário e se vai dar praia no fim de semana.

 

 

FIRENES – Um emulador de jogos do Super Nintendo dentro do Firefox. O menu traz mais de 2.500 jogos, mas pra gente só importa mesmo o Super Mario 2.

STUMBLE UPON – É uma barra de ferramentas da rede social com o mesmo nome. A diferença do SU para outros sites como Facebook ou Orkut é que lá pode-se dizer que o foco não são as pessoas, mas os sites. Na barra de ferramentas existe um botão que, quando clicado, abre um site aleatório, dentro dos temas escolhidos por você. a idéia é essa, esbarrar em páginas que você provavelmente jamais visitaria, se não fosse por acaso. Recomendação importante: não instale no trabalho. É pra se perder horas clicando.

PICLENS – Exibe uma visualização de fotos e vídeos em estilo 3D. Você percorre um painel com as imagens buscadas. Ele é visualmente muito bonito e fácil de usar, além de ser integrado com You Tube, Flickr, Amazon… Se você possui uma boa internet, tome muito cuidado: é altamente viciante.

WEB DEVELOPER – Uma barra recheada de mini-ferramentas para quem desenvolve sites ou para quem quer fuçar mais a fundo neles. Também possui opções rápidas de limpeza de cache e dados privados, de redimensionamento do browser, dentre outras.

ADBLOCK PLUS – Essa extensão bloqueia anúncios e popups de páginas da internet. Está desde a primeira versão do Firefox entre as mais populares, mas… como nós trabalhamos numa empresa que sobrevive de anúncios, fica a pergunta: você prefere ver propagandas nas páginas ou ter de pagar pelo conteúdo?

 

 

COLOURFUL TABS – Essa extensão não serve só para deixar as abas “coloridinhas”. Com ela, é possível agrupar por cor os sites de um mesmo tema.

FOXY TUNES – Muito prático para quem gosta de ouvir música enquanto navega (todo mundo?). Com o Foxy Tunes, as músicas que vocês está ouvindo aparecem na barra debaixo do Firefox, permitindo que você mude de faixa sem ter que ficar alternando as janelas dos programas.